segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Conímbriga, cidade dos tapetes de mosaicos


(Conímbriga, Affonso)


De pedras pequenas eles faziam grandes tapetes que rodeavam grandes, e grandes fontes e jardins interiores. Este possuía peixes. Aquele cenas de guerra. Vi também cruzes suásticas.
Posso dizer que o mais espantoso que ficou até aos nossos dias são aqueles “tapetes” feitos de mosaicos. Mas algo que me fascinou ainda mais é a grandeza que fora esta cidade. Falo com certeza de Conímbriga. O maior e mais fascinante vestígio dos romanos em Portugal.
Estive por lá a passear ainda ontem. Tinha conhecimento deste espaço, mas não tinha noção que fosse tão grande.
Fiquei com pena por diversas razões:
Em primeiro lugar não consigo perceber como é que não há investimentos para que as investigações possam continuar. Afinal qualquer pessoa que visite este museu rapidamente se apercebe de que muito mais ainda está por desenterrar. Muito mais está por descobrir.
A outra razão pela qual fiquei triste foi o facto de ver uma quantidade enorme de jardins interiores, de fontes e de lagos, sendo que todos estes secos. Como é possível que estes admiráveis jardins não possuam água. Água!! Aquele elemento natural que tanto me fascina. Mas afinal não fascinará também outras pessoas? Tenho a certeza que sim! Por favor alegrem Conímbriga com água e com os maravilhosos repuxos.
Um dia bem passado. São deste tipo de férias que gosto.



Publicado dia 23 de Fevereiro

Sem comentários: