sábado, 7 de fevereiro de 2009

Um projecto inacabado


(uma folha que chora, Affonso)


A vida é feita de uma junção de coisas que nos agradam e coisas de detestamos.


Há cerca de três anos para cá, eu, após encarar um problema, decidi mudar de escola. Uma das decisões mais complicadas da minha vida. Pode parecer pouco para alguns, contudo, para uma criança de 15 anos é uma decisão muito complicada.


Mudei de uma escola secundária normal para uma escola artística. Pessoas novas, maneiras de pensar diferentes, roupas diferentes, local diferente, autocarro diferente…. Tudo diferente.


Tomei, e ainda hoje o afirmo, a decisão mais acertada. Contudo…. E como em tudo há um “mas” na semana passada, deparei-me com a nova política da senhora Ministra da Educação, em remodelar e pôr o ensino todo em obras. Certo ou não, sei que isso pode beneficiar alguns e prejudicar outros.


Eu sou um daqueles que vai ser prejudicado. Uma escola quase que inteira em obras. Aulas naqueles contentores óptimos de que se falam. “Até ar condicionado têm”, dizem alguns.


Eu acho que é a morte do artista. Encerrar as oficinas da escola António Arroio significa, e só pode significar, a morte do artista! Um sonho que vai por água abaixo, um projecto inacabado.


Um projecto que sabemos que à partida não irá passar das folhas de papel ou daquele ficheiro com a terminação de bak.


Agora só me resta fazer aquilo que me mandam, e fingir que se trabalha, numa escola que de escola só nome irá ter.

Publicado dia 7 de Fevereiro

1 comentário:

Anónimo disse...

Embora não seja da mesma opinião, o que é sempre uma coisa boa entre seres humanos: a diversidade de pensamento, gostei da forma hábil como conseguiste pôr em palavras o teu descontentamento, o que revela um crescimento e maturidade ao nível da reflexão e da escrita. Embora este texto seja uma deriva em relação ao objectivo deste blogue... :-)