domingo, 25 de janeiro de 2009

Confuso! Meu coração é almirante louco!

(Cais do Sodré, são horas, Affonso)

Acordo. Está um tempo terrível. Chove, chove, chove. Não para de chover, mas no fundo alcanço um sol amarelado.


Dirijo-me por intuito à casa de banho mais próxima. Olho momentaneamente para cima, quando vejo aquela chuva de água quente que me ataca a cara sem qualquer tipo de pudor. Um gesto que já não é racional. Gestos que se seguem uns aos outros, vão seguindo-se.

Já vestido sou deparado por aquele copo de sumo de laranja… Ou será Manga? Não interessa! É sumo.

Saiu disparado no sentido do eléctrico. A correr, sempre a correr. Não era de admirar que mesmo sabendo que chovia, me esqueci do chapéu-de-chuva. Eléctrico para a graça? Eléctrico para os Prazeres? Talvez para o Martim Moniz…

Ahh! É isso, é isso! Chiado, Largo do Camões, Rua da Rosa, Rua do Norte, Rua Garrett…. É isso!

Chove chuva chuviscando também pedras. Ou serão pedrinhas? Talvez estivesse sol, não me recordo bem.

Esplanada. Curta, apertada, fria, gelada. Amigo, ou seria amiga? Talvez no plural, quem sabe….

Feira da ladra. Trovoada. Não, não, estava bom tempo! Sol! E o Tejo era testemunha. Velharias? Réplicas? Compras? Falta de multibanco. Feirantes a debandar! Manhã estranha talvez….

Vidal! Ou seria Multi tecidos? Feltros, muitos feltros…. Muitas cores. Cores fortes! Pretos e azul-turquesa principalmente. Afinal acho que foi alcatifas industriais que comprei. Não, não, aquilo era plástico…. Acrílico talvez…. Pensando bem era poliéster.

Cadeira? Banco? Um projecto era de certeza absoluta. Certezinha. Inha Inha!
Madeira, textura, um tecido, dois? Talvez três camadas deles. Ferro, também tem de ter ferro. Ou aço. Se fosse inoxidável é que era. Era, era.

Bom? Bom mais? Excelente? Mau, acho que ficou mauzinho. Mas não pode ser! Não é real. Eu sei que não pode ser real. Mas o que é real afinal? Água. Sempre água.

Água morna, quentinha, fria, gelada, impenetrável. Água era por certo. Corria….. Estava parada! Parada ela estava… Agora onde? Onde foi isso? O que se passou? Como é isto possível? Que me aconteceu? Onde estou agora? Porque não estou realmente lá? Não percebo… Estou confuso! Meu coração é um almirante louco! (por certo)
ps: Por certo louco? Por certo sonho... Réstia de imaginação
25 de Janeiro de 2009

2 comentários:

Anónimo disse...

"por que" em vez de "porque".
Há mais uma ou outra coisa, mas nada de grave, escolhi este porque é muito comum.
O texto é muito interessante.
R

Anónimo disse...

A foto também...
R