domingo, 16 de novembro de 2008

O Búzio

(fonte no Portal dos Guardiães)

O búzio é aquele pedaço de mar que todos levam para terra. Todos querem recordar aquele dia na praia, ou aquelas férias de verão passadas em qualquer estância balnear. Uma antiga habitação para um ser marinho que nomadamente teima em transportar consigo o seu bem mais precioso.

Recordo aqueles fins de tarde à procura, juntamente com as minhas irmãs, dos melhores e mais belos búzios. De todos eles, lembro-me dos búzios da sorte. Corria um mito na nossa família que os mais raros eram aqueles que possuíam a asa para o lado direito. Mas porque queríamos nós aqueles búzios todos? Julgo apenas ser um entretenimento de forma a passar mais rápido aquelas tardes calorentas. Hoje em dia são eles que preenchem quase por completo a chaminé da casa.

Agora vocês, os meus eventuais leitores, perguntam: Mas porquê escrever sobre búzios?

Pois bem, escrevo sobre búzios por não ter outra coisa para escrever. Eu passo a explicar:

Durante a minha visita guia á Quinta da Regaleira, visita esta que foi organizada com o objectivo de nos ajudar no trabalho sobre um dos quatro elementos (que no meu caso é agua, como qualquer pessoa pode adivinhar), um dos poucos elementos que me chamou à atenção foi o búzio. Elemento que aparece representado com regularidade nos trabalhos escultóricos da quinta.

Na esperança de encontrar o simbolismo deste elemento comecei a ler alguns textos escritos sobre esta quinta. Nada encontrei sobre o búzio. Contudo encontrei o seguinte excerto escrito por Vitor Manuel Adrião que me interessou:

“(…)Isso leva-me a aventar a hipótese do espaço da Regaleira (cuja planta é pentagonal) estar dividido em 5 etapas iniciáticas, de maneira a perfazer o Pentalfa Luminoso ou Tetragramaton, como seja:
(…)

1.ª Prova (Terra) = Entrada e saída nas duas Torres subterrâneas, «velha» e «nova», designando a «morte do homem velho» e o «nascimento do homem novo»;

2.ª Prova (Água) = Saída das trevas cavernosas e travessia do lago dos cisnes por cima de quinze pedras serpenteantes;

3.ª Prova (Fogo) = Reflexão na casa ou “câmara egípcia”, a que tem a ave íbis retractada, símbolo de iniciação e renascimento, nas cercanias da estátua do leão e “encravada” entre três bancos formando triangulação os quais designam os três “espíritos alquímicos”: Sal – Mercúrio – Enxofre;

4.ª Prova (Ar) = Subida ao cume da Torre de Melusina, a Real ou da Regaleira, subida essa que se deve achar, pois a dado momento interrompe a ascensão;

5.ª Prova (Éter) = Recepção do Iniciado na Capela do Espírito Santo e investidura na Cripta da mesma;”

Assim a água nesta quinta é símbolo da segunda etapa de uma eventual fase iniciática, simbolizando, tal como na religião cristã, o baptismo e o nascimento: sendo que desta feita, um nascimento psicológico e não físico.

Julgo que isto ou não me terá sido explicado da melhor forma durante a visita, ou que por tão ocupado a tirar fotografias estava não ouvi.

Por essa mesma razão não consigo reflectir mais sobre o simbolismo da maresia na Quinta da Regaleira, e que por essa mesma razão prometo (a mim mesmo) voltar a este local com o objectivo de saber mais sobre todo o seu simbolismo mítico.

1 comentário:

Anónimo disse...

CORRECÇÃO:

Mas por SEPARAR que queríamos nós aqueles búzios todos?



Durante a minha visita guia á ACENTO GRAVE Quinta da Regaleira, visita esta que foi organizada com o objectivo de nos ajudar no trabalho sobre um dos quatro elementos (que no meu caso é agua,ACENTO AGUDO como qualquer pessoa pode adivinhar), NÃO SÓ POR ISSO, COMO VERÁS NOS OBJECTIVOS DA FOLHA QUE NA ALTURA LEVARAM PARA CASA um dos poucos elementos que me chamou à atenção foi o búzio.

Na esperança de encontrar o simbolismo deste elemento comecei a ler alguns textos escritos sobre esta quinta. Nada encontrei sobre o búzio. Contudo encontrei o seguinte excerto escrito REPETIÇÃO DE PALAVRA por Vitor Manuel Adrião que me interessou:
AINDA BEM QUE FOSTE CONSULTAR ESTE TEXTO, QUANDO COLOQUEI O LINK NO BLOGUE DO aeaga TINHA A ESPERANÇA, MAS NÃO A CERTEZA QUE VIESSE A APROVEITAR A ALGUÉM.

QUANTO AO BÚZIO (COMO A CONCHA), É UM IMPORTANTE SÍMBOLO; ESTÁ, TAL COMO O MAR, DE ONDE PROVÉM, LIGADO À FECUNDIDADE. TEM OUTRAS LEITURAS AINDA, QUE PODERÁS EXPLORAR, CASO TE INTERESSE.