Sobre a corrente e a música barroca tinha escrito no meu caderno de anotações pessoais:
O barroco é uma corrente artística social que nasceu num período da história em que na Europa se vivia constantes crises. Pestes, crises agrícolas e por isso económica foram algumas das coisas que afectaram a sociedade desse período.
Contudo existiu uma necessidade da parte da sociedade em geral, em refugiar-se da crise festejando de forma a poder esquecer.
Tanto na postura das pessoas como em todas as formas artísticas da altura podemos observar uma estética teatral, que nasce precisamente do fingimento da pobreza e da miséria.
A teatralidade da ostentação, nasce uma estética riquíssima em ornamentos e de pormenores.
Este foi o pequeno texto que escrevi no autocarro enquanto me deslocava para casa, sobre a estética barroca. Contudo parece-me bastante resumido e um tanto ou quanto fraco.
Por isso escrevo agora um pouco mais sobre o que é, segundo os meus conhecimentos presentes, sobre as artes deste período.
A literatura deste período foi bastante influenciada por esta necessidade de ostentação e pormenorização. Existe como um desdobrar de um conjunto de histórias interligadas num único livro. Uma escrita circular rica em caracterização e adjectivação. É como se existisse um plano principal e um conjunto de planos secundários que se interligam conjuntamente uns aos outros de forma a se unificarem e formarem um livro apenas. Na forma de escrever em geral é também visível uma tentativa de alteração dos “modelos” até lá existentes.
Na música nasce aquilo que é considerado o melhor exemplo do conjunto que é as artes do espectáculo. A ópera. É também da característica de complexidade e pormenorização teatral que nasce esta nova visão de espectáculo. Um pouco de teatro, música e dança que interligados originam obras fantásticas.
Na música em geral, podendo realçar o nome de Bach, como um dos grandes deste período, é também visível a existência de um plano fulcral que é ramificado por vários outros planos. É como que na mesma música existam vários temas juntos que vão rodeando um principal. Um tema e variações da mesma.
É aqui que mesmo com uma distância de anos entre as duas correntes, podemos relacionar a música barroca com o Jazz.
Sem comentários:
Enviar um comentário