domingo, 10 de maio de 2009

Vontades


(Praia de Santa Rita, Santa Cruz, por affonso)


Por vezes sinto-me em baixo! Acho que é normal e bastante comum sobretudo na faixa etária em que me encontro. Contudo desde que nasci que venho aprendendo com os outros.
Ao Ler o Memorial do convento apercebi-me de uma realidade a que alguns chamam de fantasia ou ficção. Bem sei que seria impossível levantar uma passarola apenas com vontades recolhidas pela Blimunda, contudo este episódio tem uma razão de ser, pois não foi por qualquer razão que Saramago recebeu um Nobel, e a ele devemos dar os parabéns.
Na minha vida corrente encontro, sem que a minha consciência se aperceba, a força das vontades. Tanto das minhas vontades como da dos outros. O mundo é todo movido de vontades. Desde os primórdios que (sem ter a certeza afirmo que) tinham vontade de se aquecer e proteger e assim descobriram o fogo, até aos dias que correm que tantos e tantos médicos investigam com a vontade de encontrarem a cura das doenças que nos preocupam.
Não acredito em bruxas ou noutro tipo de fantasias… Mas em vontades? Tenho a certeza que sim.

Sem comentários: